terça-feira, 9 de agosto de 2011

Trabalhando com mapas

O mapa tem história tão antiga quanto a escrita. Tão antigo e tão presente em nossa vida cotidiana, o mapa aparece em telejornais, jornais impressos, livros didáticos, painéis de informação em espaços públicos, folhetos de propaganda (inclusive política), etc.
É importante que, já nas séries iniciais, as crianças tenham contato com mapas elaborados por outros e, principalmente, construam seus próprios mapas.
Em ambos os casos, os mapas devem tratar de algo significativo, de assunto estudado no momento: mapas do trajeto casa-escola, do bairro onde moram, da cidade, de estudos do meio ou excursões, etc.
É interessante, em certos momentos, tratar de determinada questão/problema/situação utilizando unicamente mapas.
Durante o trabalho com livros didáticos, é fundamental atentar para os mapas, ensinar os alunos a refletir sobre as relações entre os mapas e os temas estudados, entre os textos e os mapas: os textos apenas repetem ou explicam os mapas? Os textos trazem perguntas sobre os mapas, desafiam os alunos a pensar, ou já apresentam explicações?
Um bom mapa (ou um bom trabalho com mapas) coloca problemas, permite/leva a “descobertas”, estimula a reflexão.













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