O tema alfabetização na educação infantil divide a opinião de professores. Enquanto uma parte desses profissionais acredita que, iniciar a alfabetização em crianças menores de 6 anos de idade pode minimizar a fase lúdica da criança, outros defendem a interação das crianças ao mundo das letras, exatamente nesta fase.
O conflito está na interpretação que cada educador tem sobre o tema, sobretudo para os educadores que entendem a memorização, cópia e exercícios práticos, como a única forma de alfabetização.
Faz-se necessário, portanto, práticas pedagógicas que possibilitem às crianças o acesso à escrita de forma natural e descontraída, desde que, sejam atrativas e interessantes.
As crianças em idade pré-escolar formam esta representação da linguagem escrita, através dos gestos, do desenho e do faz-de-conta.
Professores e pais, há tantas brincadeiras que podem ser ligadas à alfabetização:
Que tal fazer uma amarelinha onde ao invés de números possamos colocar as letras do nome do seu filho ou as letras do alfabeto? Ou uma cantiga de roda com uma nova versão onde as letrinhas aparecem? Ou ainda uma cantiga de pular corda, onde o aluno tem que pular em velocidade acelerada as letras do alfabeto?
Em sala de aula, um bingo de letras, onde eles visualizem a letra sorteada e procurem em suas cartelas?
Sejamos crianças novamente, vamos usar a imaginação e criar oportunidades para que as crianças na educação infantil possam se familiarizar com a linguagem escrita sem a obrigação de aprendê-las.
domingo, 7 de agosto de 2011
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