A compreensão do conceito de tempo parece muito abstrata para as crianças das séries iniciais. Para o educando, é difícil compreender que o tempo é único e infinito e que os fatos históricos podem ocorrer ao mesmo tempo, mas em circunstâncias e ambientes bem distintos. As noções de simultaneidade, sucessão e duração dos acontecimentos históricos são bastante complexas para os alunos de 1.ª a 4.ª série.
Uma alternativa válida de explicar o tempo histórico é apresentá-lo numa linha de acontecimentos.
O professor sugere que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, os acontecimentos mais marcantes de suas vidas, ressaltando as datas em que ocorreram, no período entre o seu nascimento até os dias de hoje. Depois de ter esse material em mãos, o professor sugere que cada criança construa a sua linha do tempo.
Depois de construídas, as linhas poderão ser analisadas, pelas crianças. É importante que as mesmas sejam dispostas uma a uma, lado a lado, e que seja proporcionado discussões sobre qual a criança mais velha, qual a mais nova, qual fato foi comum entre as crianças e etc.
Depois dessa apresentação o professor poderá sugerir uma pesquisa de fatos importantes que aconteceram no Brasil ou no Mundo nos períodos apresentados nas linhas do tempo das crianças, podendo assim, trazer para os mesmos a visualização de que ao mesmo tempo em que acontecia algo importante na vida dessas crianças, acontecia também no mundo algum fato importante.
Variação da linha do tempo:
A linha do tempo tradicional pode ser apresentada em uma versão mais dinâmica, ou seja, na forma de uma espiral. Com base nessa idéia, usando setas de cartolina colorida (uma cor para cada ano vivido), construímos uma espiral do tempo no chão da sala de aula. Todas as setas convergiam para o centro da espiral, em que estava escrita a palavra "futuro". Isso foi feito para que os alunos percebessem a ordenação, a simultaneidade, a sucessão de fatos históricos e a relação entre eles e também compreendessem que o tempo é único e infinito.
Os alunos trouxeram um “Envelope da Memória” com fotografias que ilustram sua trajetória de vida. Essas fotografias foram separadas por data e colocadas sobre a linha do ano correspondente.
Com esse exercício, as crianças perceberam que, no ano de seu nascimento, outros fatos foram marcantes na vida dos colegas e até mesmo da professora. Ao final da atividade, foram discutidas, com os alunos, as mudanças ocorridas na trajetória de vida de cada um.
Esse projeto pode ser desenvolvido com alunos a partir da 1.ª série do Ensino Fundamental.
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