terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Nosso Estado: Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está localizado na Região Sul do Brasil e possui características naturais que difere dos outros entes federados, mais especificamente em sua composição natural, tais como relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

O estado apresenta basicamente três tipos de relevo: Planalto, Depressões e Planície, isso mostra uma variedade geomorfológica na região, o primeiro se encontra ao norte do Estado com altitudes acima de 1.000 metros.

Ao lado da Serra Geral está presente o ponto mais alto do Estado, com 1.410 metros, chamado de Pico do Monte Negro em São José dos Ausentes.

São quatro as unidades morfológicas presentes no Rio Grande do Sul denominadas de Planalto-Norte-Rio-Grandense, Depressão Central, Escudo Sul-Rio-Grandense e Planície Costeira.

• Depressão Central: correspondem a áreas com pouca altitude, essas não ultrapassam 400 metros, nessa região estão localizados importantes municípios como: Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e São Gabriel.
• Escudo Sul-Rio-Grandense: esse tem sua origem a partir de rochas formadas no período Pré-Cambriano que sofre desgastes provocados por processos erosivos, as altitudes nesses locais não superam 600 metros.
• Planície Costeira: se estabelece em toda Costa Atlântica do território do estado e apresenta baixas altitudes.

Clima

O clima predominante no Rio Grande do Sul é subtropical úmido, que corresponde a duas estações bem definidas: verão, que apresenta elevadas temperaturas, e inverno, com frio intenso, possui o inverno mais rigoroso do país. As chuvas no decorrer do ano são bem distribuídas.

A temperatura sofre variações de acordo com as altitudes, dessa forma, as áreas de baixa elevação apresentam o clima tropical e nas regiões de maiores elevações, predomina o clima temperado.

Vegetação

A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica.

• Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná.
• Vegetação Litorânea: ao longo de todo litoral rio- grandense se encontra vegetação úmida com uma abundante quantidade de areia.
• Mata Atlântica: é um tipo vegetação que cobre desde o norte até o sul do país na costa litorânea.

Hidrografia

A rede hidrográfica do Rio Grande do Sul é dividida em três regiões:

Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai;
Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba;
Região Hidrográfica da Bacia do litoral.

Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul:

- Uruguai;
- Ijuí;
- Jacuí;
- Caí;
- Taquari;
- Ibicuí;
- Pelotas;
- Camaquã;
- Sinos.



Paisagem

Com uma paisagem originalmente marcada por florestas, mescladas de campos interiores e formações litorâneas, a Região Sul teve sua área bastante modificada pela agricultura intensiva. A região viu sua cobertura vegetal primitiva substituída pelas culturas características das regiões temperadas, de onde vieram alemães, italianos e eslavos. As manifestações culturais imprimem à região uma fisionomia diferente, um ar europeu. Apesar disso, o Sul ainda guarda porções representativas dos ambientes naturais como serras, canions, picos elevados e, sobretudo, as inigualáveis Cataratas do Iguaçu.
O Pólo Ecoturístico da Serra Gaúcha compreende a região desde o complexo turístico Canela e Gramado até os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Localizados nas proximidades do município de Cambará do Sul, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esses dois parques têm como destaque seus monumentais cânions – resultado de diversos movimentos tectônicos, vulcânicos e erosivos – como o Fortaleza e o Malacara, na Serra Geral, e o famoso Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, no Aparatos. Suas paredes rochosas chegam a ter 700 metros, cobertas por vegetação baixa e por pinheiros nativos.

A fauna

Entre a fauna da região, encontravam-se aves como o gavião-pato, o gavião-pega-macaco e a águia cinzenta, que estão ameaçados de extinção. Alguns mamíferos de grande porte, como o lobo-guará, o puma e o veado campeiro ocorrem apenas nas áreas de mais difícil acesso.
Seguindo para o litoral do estado, ao sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, encontra-se o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, nos municípios de Mostardas e Tavares. Suas águas rasas atraem 26 espécies de aves migratórias do Hemisfério Norte e cinco espécies vindas do sul, como o flamingo. A Lagoa do Peixe foi recentemente tombada pela Unesco como Reserva da Biosfera.
O zoológico de Sapucaia do Sul é uma das Unidades de Conservação mais visitadas no Brasil.
São 620 ha de reserva florestal e 160 ha de área aberta a visitação pública.
Acervo de aproximadamente 1400 animais, contando com ampla infra-estrutura para os visitantes.
O Parque Zoológico mantém e reproduz vários animais, inclusive espécies nativas ameaçadas de extinção, cumprindo assim com suas funções de pesquisa, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.



Mapa do Estado do Rio Grande do Sul:




Nenhum comentário:

Postar um comentário