O Globo terrestre é um modelo tridimensional do planeta Terra, sendo a única representação geográfica que não sofre distorção.
A construção do conhecimento em Geografia faz-se principalmente a partir de idéias, vivências e discussões, de leituras da realidade, cujo entendimento pode ser muito facilitado pelo uso amplo e adequado dos materiais. Assim sendo, usamos os elementos de representação cartográfica para o registro de dados, um caminho para a interpretação dos fatos. Este deve ser o uso adequado para os recursos, em especial, o globo terrestre.
Considerando-se que a compreensão da rotundidade da Terra só se dá efetivamente em faixa etária posterior, é preferível estimular o uso individual do globo terrestre nas séries iniciais (pequenos globos para serem trabalhados com pequenos grupos, é uma saída viável).
Objetiva-se propiciar que o educando reconheça e se acostume com as características da forma do planeta.
É importante pensar sempre na forma mais adequada de utilizar o material, pois não é necessariamente a sua existência, mas sim a forma correta de usá-lo que garante a sua eficácia na consecução de nossos objetivos.
Nesta mesma direção, é muito útil e eficaz construir textos e elaborar os materiais.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
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