segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ens. Fund. Geografia - Paisagem Natural e Modificada

O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.
Como precisava de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações dos alimentos, e manter condições de sobrevivência.
Dessa forma, as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas regiões fizeram com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, igrejas, locais para diversão, escolas, etc.
Para que isso fosse possível, o homem teve que modificar o ambiente natural. Dessa forma, parte da natureza foi destruída para abrir espaço para as construções.
Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e as cidades, e sempre prejudicando e destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la.
Podemos considerar como recursos naturais o solo, a água, os seres vivos, o ar, a luz e o calor, que compõem a formação de determinado lugar.
O crescimento populacional dos seres humanos contribuiu para que grande quantidade da natureza fosse destruída e isso acarretou em grandes problemas à vida do planeta.
A poluição das cidades tem causado muitos problemas, como a destruição da camada de ozônio, favorecendo o aumento de doenças como o câncer e as doenças respiratórias.
Devido ao efeito estufa, temos o aumento do calor na Terra, provocando a estiagem das chuvas, o que leva à diminuição das águas dos rios.
O calor excessivo tem provocado o derretimento das geleiras, aumentando as águas dos mares e oceanos, provocando catástrofes.
As cidades estão tão cheias, lotadas, que as favelas vão aumentando. Nesses locais não há condições dignas de moradia para as pessoas, sem saneamento básico, com esgotos abertos, sem água tratada, causando várias doenças.
Portanto, é melhor preservar a paisagem natural do que destruí-la, pois os ambientes modificados têm causado sérios problemas por sua alteração, e só prejudicam a qualidade de nossas vidas.



Idéias para atividades

Esta atividade requer planejamento e confecção dos recursos previamente:
A professora montará, em um painel de flanela, uma paisagem natural, com recortes colados em papel resistente e com velcro, para grudar na flanela. Após montar a bela paisagem natural, virará de costas para o painel e colocará a disposição dos alunos outras figuras, como casas, quiosques, pracinhas, enfim, o que ela tiver encontrado. Em seguida pedirá que alguns alunos sejam os compradores daquela paisagem e façam ali o que quiserem, depois expliquem o que fizeram e por que.

Debate
O homem modifica a paisagem de acordo com suas conveniências.
Para onde foram os pássaros e outros seres vivos que ficavam naquele lugar?
Partindo da justificativa dos alunos sobre o motivo da mudança, questionar sobre as conseqüências da mudança no ambiente.

Desenho e pintura com tinta guache dos dois tipos de paisagens.


Maquetes







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário