segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ens. Fund. Geografia - Sistema Solar


SISTEMA SOLAR

Para conhecer o Sol e os seus Planetas, um bom começo é olhar atentamente à noite para o céu. Você verá uma grande quantidade de estrelas e numa noite de lua cheia você pode perceber as diferentes tonalidades de sua superfície.
O Sol que durante o dia ilumina o nosso planeta é uma estrela como as que durante a noite vemos brilhar. Não é uma das maiores, porém é muito grande comparada com o nosso Planeta Terra.

O Sol é uma bola de fogo rodeada por nove planetas, que giram ao seu redor recebendo luz, calor e muitas outras formas de radiações.....
Os antigos astrônomos olhando o céu, notavam que alguns pontos luminosos moviam-se no céu entre as estrelas e que durante o ano alteravam o seu brilho. Estes corpos com movimento errante foram chamados de Planetas, que significa estrelas viajantes.
Estes corpos receberam vários nomes, dados pelos diferente povos antigos: os egípcios, chineses, mesopotâmios, os gregos, romanos...
Os nomes que conhecemos hoje, foram os dados pelos romanos, lembrando os seus deuses. Júpiter Deus dos Deuses. Marte, deus da Guerra. Mercúrio, mensageiro dos deuses. Vênus, deusa da beleza e do amor. Saturno, pai de Júpiter.
Agora você poderá na foto do Sol e seus planetas escolher um deles para começar a nossa viagem....






Um comentário: