Outra atividade interessante é solicitar aos alunos fotografias da familia e suas, desde o período de gestação (se houver) até os anos atuais. Partindo destas fotografias (que podem ser xerox ou impressões) os alunos criarão seu álbum, contando a sua história.
Depois de construir na criança a noção de tempo e história (acontecimentos) podemos amploar esta visão e trabalhar outras áreas vivenciadas pelo aluno, como:
* A história da minha casa:
Perguntar aos pais de onde vieram quando se mudaram para o endereço atual. Como era a casa e o que modificou de lá para cá?
* A história da minha rua:
Entrevistar o morador mais antigo da rua e ver se ele tem fotos tiradas na rua, perguntar como era e quais as principais mudançãs. Se já aconteceu alguma coisa interessante (curiosa) na rua onde mora.
Pesquisar o que é ou quem foi o nome do logradouro.
* A história do meu bairro:
Buscar na internet características, mapa e fotos do bairro.
Fazer uma caminhada pelo bairro observando: paisagens, comércio, construções, diferenças sociais, entre outros aspectos.
* A história da minha Cidade
Visitar pontos turísticos da cidade
Pesquisar a história da cidade (fundação, motivo do nome, habitantes, economia, características, etc.)
Visitar a prefeitura
* A história do meu Estado
Buscar na internet ou livros informações sobre as batalhas e conquistas do seu estado.
Costumes:
Danças: pesquisar com os alunos e planejar uma atividade de danças e músicas típicas;
Culinária: ir com os alunos a um restaurante típico;
Vestuário: Determinar o dia em que todos deverão ir à aula caracterizados com peças típicas do seu estado;
Vocabulário: Organizar um jogo didático (como trilha, mímica, bingo, emtre outras opções) onde a temática seja palavras típicas do seu Estado (região).
Visitar museus onde haja peças que contem alguma parte da história do Estado;
Pesquisar a fauna e a flora encontrada no estado e ir ao zoológico ou Jardim Botânico para visualizar os objetos de estudo.
Enfim, as possibilidades e opções de atividades para que a criança construa a idéia de tempo, espaço e fatos são muitas.
Muitos alunos não gostam de História porque não compreendem a importância dela.
Porém, se motivados a contar a sua história e gostar que os outros a conheçam, aprenderão a gostar e querer conhecer a História de um modo geral.
E o que é melhor, e na minha opinião mais gratificante, irão querer fazer história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário