quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Minha História

Da educação infantil às séries iniciais é importante que a criança se reconheça como ser social, como participante de uma história e para tal, uma sugestão é a elaboração do projeto "Eu e o mundo” que tem o objetivo de favorecer a aprendizagem de temas importantes para o desenvolvimento do aluno, começando pelo conhecimento de si, sua história, sua família, ampliando para outras questões relacionadas à vida e ao mundo em que vive. Dentro deste projeto a criança conhecerá sua própria história origens, história do sobrenome, significado do nome, fará uma retrospectiva de sua vida até o momento presente, é a sua história. A partir daí, a investigação e levantamento de dados vão se ampliando para a história da sua comunidade (bairro), sua escola (fundação, mudanças físicas e pedagógicas), sua cidade, seu estado (lutas, conquistas, costumes), seu país (descoberta, fatos importantes, imigração, diversidade). Gradualmente, partindo do auto reconhecimento como ser social e participante social, a criança vai se apropriando da história, sempre de maneira lúdica, leve e de acordo com seu nível de cognição. Desde o início a idéia é ensinar história para que o aluno faça história. Ora, para isso é necessário que nossos alunos sejam desafiados, que possam julgar, criticar, fazer suas próprias leituras da história. Datas e nomes para decorar só interessa a governantes que não querem a formação de cidadãos “pensantes” e é exatamente esta competência que queremos desenvolver em nossos alunos. Mas calma... não podemos fazer isso com os pequeninos, que estão lá no mundo do faz de conta. Nesta faixa etária, temos que fazê-los se descobrir, a si e ao mundo em que estão inseridos através de atividades criativas e atrativas. Atividades estas, que darei alguns exemplos para busca e pesquisa de professores a seguir.




Outra atividade interessante é solicitar aos alunos fotografias da familia e suas, desde o período de gestação (se houver) até os anos atuais. Partindo destas fotografias (que podem ser xerox ou impressões) os alunos criarão seu álbum, contando a sua história.



Depois de construir na criança a noção de tempo e história (acontecimentos) podemos amploar esta visão e trabalhar outras áreas vivenciadas pelo aluno, como:

* A história da minha casa:

Perguntar aos pais de onde vieram quando se mudaram para o endereço atual. Como era a casa e o que modificou de lá para cá?

* A história da minha rua:
Entrevistar o morador mais antigo da rua e ver se ele tem fotos tiradas na rua, perguntar como era e quais as principais mudançãs. Se já aconteceu alguma coisa interessante (curiosa) na rua onde mora.
Pesquisar o que é ou quem foi o nome do logradouro.

* A história do meu bairro:
Buscar na internet características, mapa e fotos do bairro.
Fazer uma caminhada pelo bairro observando: paisagens, comércio, construções, diferenças sociais, entre outros aspectos.

* A história da minha Cidade
Visitar pontos turísticos da cidade
Pesquisar a história da cidade (fundação, motivo do nome, habitantes, economia, características, etc.)
Visitar a prefeitura

* A história do meu Estado
Buscar na internet ou livros informações sobre as batalhas e conquistas do seu estado.
Costumes:
Danças: pesquisar com os alunos e planejar uma atividade de danças e músicas típicas;
Culinária: ir com os alunos a um restaurante típico;
Vestuário: Determinar o dia em que todos deverão ir à aula caracterizados com peças típicas do seu estado;
Vocabulário: Organizar um jogo didático (como trilha, mímica, bingo, emtre outras opções) onde a temática seja palavras típicas do seu Estado (região).
Visitar museus onde haja peças que contem alguma parte da história do Estado;
Pesquisar a fauna e a flora encontrada no estado e ir ao zoológico ou Jardim Botânico para visualizar os objetos de estudo.

Enfim, as possibilidades e opções de atividades para que a criança construa a idéia de tempo, espaço e fatos são muitas.
Muitos alunos não gostam de História porque não compreendem a importância dela.
Porém, se motivados a contar a sua história e gostar que os outros a conheçam, aprenderão a gostar e querer conhecer a História de um modo geral.
E o que é melhor, e na minha opinião mais gratificante, irão querer fazer história!







Nenhum comentário:

Postar um comentário