Pensar o ensino de geografia nas séries iniciais, a partir de sua função alfabetizadora, é resgatar o seu próprio objecto, o espaço, inserindo-o numa perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo. Neste contexto, o aluno precisa perceber que ocupa um lugar no espaço, em sua casa, sua rua, seu bairro, identificar a leitura do mesmo, ou seja, edificações, distâncias,características. Assim, paralelo ao processo alfabetizador presente nas séries iniciais, a geografia permite que o aluno reconheça o espaço em que vive e se reconheça dentro do mesmo.
Atividades:
Minha Casa
Vídeo: Fui morar numa casinha
Trabalhar a leitura
Trabalhar a expressão corporal e musical
Trabalhar a motricidade fina:
Video: A casa
Criar a mobilia com sucatas
Minha Rua e meu bairro
Pedir que os alunos desenhem o caminho que fazem de casa até a escola é uma maneira de perceberem o espaço e suas características, além de ser uma introdução à cartografia
Passear pelo bairro observando:
Há bastante árvores no nosso bairro?
Existem mais casas ou mais edifícios?
Há bastante comercio?
Há hospital, polícia, bombeiros?
Há praças no nosso bairro? Quantas?
Há calçamento? Semáforos?
As ruas do bairro estão limpas? Que dia passa o lixeiro?
Há água empoçada que possa atrair o mosquito da dengue no nosso bairro?
Há animais abandonados pelas ruas?
Logo, estaremos analisando o espaço e traçando informações importantes sobre o mesmo.
Podemos levar os alunos ao laboratório de informática e pesquisar o mapa do bairro, o nome das ruas e seus significados, buscar fotos do bairro antigamente e hoje comparando a mudança na paisagem.
Elaborar uma entrevista com os pais, avós ou vizinhos mais antigos no bairro:
Como era antigamente? Que ruas modificaram? Como era o comércio, o que havia: farmácia, supermercado ou outros?
Quais as necessidades do nosso bairro hoje?
Confeccionar uma maquete do bairro e suas ruas:
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário