terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ens. Fund. Geografia - Espaço Físico: Cidade

Normalmente eu pergunto aos meus alunos o que eles acham que é uma cidade.
É emgraçado porque eles aos poucos vão lembrando de um monte de elementos físicos como os prédios e ruas, comércio, carros, enfim, nunca lembram de algo que precede tudo isso: Gente!
Sem que houvesse gente não haveria necessidade de nada disso (casas, comercio, carros, etc.)
Então lanço desafios, induzo o raciocínio. Escrevo no quadro:

A cidade não é um simples aglomerado de edifícios, é a resultante de uma longa história incessantemente reconstruída.

A partir desta frase os alunos são novamente induzidos a pensar no capitalismo, na sociedade, logo, em gente e suas necessidades, o que gera a construção da cidade.

Uma boa estratégia, é trabalhar a sua cidade. Como estou em Porto Alegre, postarei atividades referentes a ela, porém, visitantes do meu blog, de outros estados e cidades, que estejam buscando aqui idéias para seus planos de aula, aconselho uma rica pesquisa sobre a cidade em que vivem seus alunos.

Minha Cidade: Porto Alegre

Porto Alegre possui uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhão de habitantes.
Ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.
Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.
Além disso Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas,e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo, e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil.Foi manchete internacional quando sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida recentemente como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, muitas vezes com projeção nacional, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias e numerosos museus.
Chamo a atenção para a mudança de um dos maiores pontos turísticos de Porto Alegre: o Mercado Público.
Estrategicamente localizado junto às docas do porto, é um ponto alto de comércio, importação e exportação. Edificação tombada pelo patrimônio histórico, hoje é um ponto modelo, com atrações culturais, artísticas e comerciais.



HOMENAGEM A PORTO ALEGRE



O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido, tendo como característica marcante a grande variabilidade. A presença da grande massa de água do lago Guaíba contribui para elevar as taxas de umidade atmosférica e modificar as condições climáticas locais, com a formação de micro climas. O contínuo processo de cobertura da superfície do terreno por edificações e calçamento também gera micro climas específicos, observando-se até 4°C de variação térmica nas diferentes regiões da cidade. As chuvas são bem distribuídas. A ocorrência de neve é muito rara, mas as geadas ocorrem algumas vezes durante o ano.

Atualmente Porto Alegre preserva pouco de sua vegetação original e, como ocorre em toda a região metropolitana, os ambientes naturais foram extensamente modificados pelo homem.
Entretanto, cerca de 65% da área do município ainda não foi ocupada pela urbanização propriamente dita. Estando localizada na zona limítrofe entre os biomas da Mata Atlântica e do Pampa, a cidade apresenta características de ambos, além de incorporar espécies migrantes da Amazônia, do Chaco e da Patagônia. Nos morros, já muito desmatados, a vegetação é composta essencialmente por gramíneas e plantas rasteiras. Sobrevivem algumas áreas de mata ou arbusto, sendo comuns a crista-de-galo, cambuim, pitangueira, salsaparrilha, unha-de-gato, aroeira, louro, cedro, cangerana, timbaúva, capororoca, figueira, batinga e ingazeira.
A cidade conta com três unidades de conservação ambiental: a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, o Parque Saint-Hilaire e o Parque Natural Morro do Osso, onde estão preservados segmentos de seus ecossistemas primitivos e são ponto de atração para o ecoturismo. A Reserva do Lami possui ecossistemas diferenciados, permitindo o crescimento de cerca de trezentas espécies vegetais, além de um número muito superior de espécies animais como capivaras, tartarugas, lagartos, lontras e jacarés. Mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na reserva, inclusive migratórias. Os banhados e juncais servem como berçários para muitos organismos aquáticos. O Parque Saint-Hilaire possui uma área de 1.148,62 hectares, dos quais 908,62 se destinam à preservação permanente. A flora nativa foi bastante modificada com a introdução de espécies exóticas como o eucalipto e o pinheiro, mas ainda existe parte da Mata Atlântica original, sendo um abrigo para 12 espécies de mamíferos, 47 de répteis, 23 de anfíbios e 14 de peixes, várias delas ameaçadas. O Morro do Osso é uma ilha verde de 127 hectares entre os bairros Tristeza, Ipanema, Camaquã e Cavalhada, com ambiente definido por vegetações rasteiras, arbustivas e fragmentos de Mata Atlântica. No parque foi registrada cerca de 65% da avifauna encontrada em Porto Alegre, incluindo espécies ameaçadas. A outra reserva natural da cidade, com estatuto de Área de Proteção Ambiental e uma área de 17.245 ha, é o Parque do Delta do Jacuí, que está sob administração estadual. É composto por banhados extensos e variados, blocos de vegetação arbustiva e maciços de árvores altas. Numa categoria à parte está o Jardim Botânico de Porto Alegre, inaugurado em 1958 com uma área de 81,5 ha dividida em várias coleções vegetais distintas, incluindo espécies nativas, protegidas na chamada Zona Permanente. Em 2004 foi definido como unidade de conservação e como parte integrante da estrutura administrativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com propósitos ecológicos, educativos e recreativos, além de realizar pesquisas científicas de âmbito estadual e manter um banco de sementes para recuperação da biodiversidade de áreas devastadas. O jardim mantém adicionalmente um Museu de Ciências Naturais.

Porto Alefre me traz encantos e um por do sol me traduz em versos...




Atividades


A partir de dados pesquisados sobre a cidade, fotos e vídeos, é possível:

* Organizar passeios com a turma, buscando a observação da influência sócio-econômica (claro, utilizando uma linguagem dentro do nível cognitivo e de acordo com a faixa etária dos alunos) e cultural. Observar a modificação da paisagem ou não, ou seja, onde há paisagem natural.

* Confeccionar cartazes.

* Promover seminários.

* Debates

* Pesquisas

Dentro de um contexto de projeto, interdisciplinar a temática "Minha Cidade" com todas as disciplinas. Esta temática proporciona um leque de possibilidades, basta diversificar as atividades, ser criativo.








Um comentário: